Eco Detergentes (Detergentes Naturais)

Detergentes Naturais e Detergentes Naturais feitos c/ Ingredientes Orgânicos. 

Introduzido em 2006, este referencial para produtos de limpeza foi criado em conjunto com os formadores de opinião da cadeia produtiva, i.e fornecedores, fabricantes, distribuidores.

O objetivo é o de definir um alto nível de requisitos que promovam o uso de ingredientes naturais. O referencial também garante que os produtores implementem práticas não prejudiciais ao meio ambiente em toda a linha de produção.

A Ecocert certifica mais de 1200 produtores através de 150 companhias comprometidas.

Desde primeiro de novembro de 2012, a Ecocert passou a propor uma nova versão do referencial com dois níveis de certificação: Detergentes Naturais e Detergentes Naturais feitos com ingredientes Orgânicos.

1. Os princípios básicos do Referencial:

·         *Proteger nosso planeta e seus recursos.

·         *Proteger e informar o consumidor.

·         *Reduzir dejetos e resíduos desnecessários.

2. Dois níveis de certificação para promover a aproximação entre os fabricantes e os proprietários de marcas:

Nível Detergente Natural: 

·         *  Validação de todos os ingredientes de origem natural

·         * Máximo de 5% de ingredientes sintéticos dentre a lista restritiva

·         * Não exige mínimo de utilização de ingredientes orgânicos

Nenhuma afirmação de risco ambiental (conforme legislação da União Européia) é permitida sobre a embalagem do produto (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_R-phrases )

 

Nível Detergentes Naturais feitos com Orgânico:

·         * Mínimo de 95% de ingredientes naturais ou de origem natural.

·         * Mínimo de 10% de ingredientes da agricultura orgânica.

Nenhuma afirmação de risco  (conforme legislação da União Européia) é permitida sobre a embalagem do produto (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_R-phrases )

 3. Informação ao consumidor

Fabricantes de detergentes certificados e proprietários de marca têm de alcançar um nível maior de transparência do que o solicitado pelo regulamento europeu: o exato percentual de ingredientes de origem natural e da agricultura orgânica; estes ingredientes devem estar claramente identificados por uma exaustiva listagem de categorias. (tensoativos aniônicos, água, sal, etc); uso da precaução para respeitar o meio ambiente.

4. Inspeções anuais ou semestrais nas instalações do fabricante ou dos proprietários de marcas.

Pela inspeção realizada por nossos inspetores nas instalações de acondicionamento e processamento, a Ecocert Greenlife assegura que todos os critérios do referencial sejam respeitados.

Os processos de produção são tão importantes quanto o conteúdo dos produtos. A Ecocert exige um sistema de qualidade eficaz, que permita garantir a rastreabilidade do produto em toda a cadeia produtiva, desde a origem dos ingredientes.

As companhias inspecionadas cujos produtos são certificados devem desenvolver um sistema de gerenciamento ambiental visando diminuir o consumo de água e energia e melhorar o gerenciamento de dejetos e resíduos.

 

 

 

 

 

 

Credits
  • Conteúdo
  • Hosting
  • Design
  • Realization
Em construção