A fim de permitir uma maior garantia sobre a conformidade dos insumos a serem utilizados na produção orgânica, a ECOCERT mantém a disposição dos fabricantes um serviço de inspeção e atestação desses insumos. A inspeção e atestação de conformidade de determinado insumo com os regulamentos da produção orgânica (nacional ou internacional) são realizadas com base na inspeção física dos locais de produção e documentação fornecida pelo fabricante.

A rastreabilidade acontece em todas as etapas: desde as matérias primas, processamento, estocagem, passando pela comercialização. As informações documentadas sobre o produto proposto para avaliação são verificadas durante a inspeção e referem-se ao nome comercial do produto, às matérias primas utilizadas e sua origem, às formulações do produto, respectivo processo de fabricação e forma de utilização.

Todas essas informações são tratadas de forma confidencial pela ECOCERT, mediante obrigação assumida em contrato assinado com o interessado. Se ao final da análise verifica-se que todos os ingredientes e processo de fabricação estão em conformidade com os regulamentos e que as eventuais demandas de melhoria foram atendidas, a ECOCERT emite então um atestado de conformidade, com validade de 12 meses.

A utilização do insumo atestado deve respeitar as condições estabelecidas nos regulamentos orgânicos. A atestação de conformidade não se refere à eficácia do produto, mas a sua conformidade com as regras orgânicas. A atestação de conformidade de determinado insumo, só é concedida para aqueles devidamente legalizados e registrados junto aos órgãos competentes MAPA e/ou ANVISA ou isentos de registro. Para este processo, a ECOCERT realiza o trabalho de avaliação, analisa os resultados e emite o atestado, o que garante a validação do produto também segundo os regulamentos internacionais.

Os textos oficiais sobre a Atestação de Insumos  encontra-se disponível na Seção "Documentos e Perguntas"

 

Credits
  • Conteúdo
  • Hosting
  • Design
  • Realization
Em construção