Têxteis Ecológicos e Reciclados (ERTS)

O mercado de  Têxteis Orgânicos e Ecológicos continua a crescer em função da crescente percepção dos consumidores, cada vez mais informados sobre os riscos que os têxteis convencionais representam para a saúde e o meio ambiente.

Para garantir ao consumidor a condição de projeto responsável, é importante solicitar o controle de suas mercadorias ou atividades, de modo a garantir sua natureza orgânica e/ou natural.

Para isso, a Ecocert oferece a você as certificações GOTS (Global Organic Textile Standard) e OE (Organic Exchange) para têxteis e algodão orgânicos respectivamente, e o Referencial Ecocert para Têxteis Ecológicos e Reciclados (Ecological and Recycled Textiles Standard - ERTS) para reivindicar a qualidade ambiental do produto.

A certificação ERTS é baseada em um novo referencial criado para produtos têxteis ecológicos produzidos com fibras naturais ou oriundas de materiais renováveis e/ou reciclados.

Este referencial estabelece importantes especificações para o produto em si, bem como aspectos sociais e ambientais e assegurando o uso de processos que não agridem o meio ambiente em toda a cadeia produtiva.

Principais requisitos do referencial ERTS 

  • Proteger o planeta e seus recursos definindo regras ambientais para economia de água e energia.

Usando no mínimo 70% de fibras naturais ou oriundas de materiais renováveis e/ou recicláveis.

Usando corantes, processos têxteis e de fabricação que respeitem o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Respeitando as principais convenções sociais internacionais relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

* Proteger e informar os consumidores finais provendo informações precisas acerca da natureza da fibra contida nos produtos.

Proibindo o uso de substâncias perigosas (e.g metais pesados, aminas cancerígenas, formaldeídos, enzimas transgênicas...)

Proibindo a comunicação que possa confundir o consumidor final.

  • Monitorar o cumprimento do Referencial controlando as matérias-primas

Realizando uma inspeção anual de todas as unidades de produção, embalagem e operação de distribuição.

A Ecocert oferece a possibilidade de estender sua certificação ao desenvolver abordagens complementares:

  • Tingimento Natural:

O Referencial de Têxteis Ecológicos e Reciclados (ERTS) permite a promoção do uso de tingimentos e métodos de impressão baseados em corantes e pigmentos naturais. As palavras “tingimento natural e ecológico” podem estar presentes nas etiquetas.

  • Rotulagem Ambiental

A Ecocert propõe soluções para o cálculo do impacto ambiental de seus produtos têxteis e para a implementação de seu rótulo ambiental. Isso oferece aos consumidores finais informações adicionais para orientá-los no processo de compra.

 

Credits
  • Conteúdo
  • Hosting
  • Design
  • Realization
Em construção